Hoje na escola a professora comento sobre o Arcadismo, ela falou sobre Basílio da Gama que foi grande poeta dessa época. Então decidi pesquisar um pouco sobre ele... Basílio da Gama foi um poeta épico, nascido em 1740 em Minas Gerais e morreu em 1795 em Lisboa. Durante sua vida ingressou na Companhia de Jesus, e depois foi para Roma, onde ingressou na Arcádia Romana. Em 1769, publicou sua principal obra, O Uruguai. Esse poema conta o conflito entre portugueses e espanhóis, de um lado, e jesuítas e indios, do outro. É composto de 5 cantos.
A narrativa se inicia com a visão do campo de batalha, cheia de cadáveres e volta no tempo relatando a guerra entre indígenas e europeus. No canto segundo os indígenas Sepé e Cacambo encontraram o general portugues, Gomes de Freire Andrade. Acontece então, um combate entre os nativos e os europeus, e estes ganham a batalha. No canto terceiro, os europeus se apropriam das terras dos índios. Sepé aparece a Cacambo em sonho e sugere o incêndio do acampamento inimigo. Cacambo, então, ateia fogo no acampamento e foge, sendo assassinado pelo jesuíta Balda. No canto quarto Balda deseja casar seu filho, Baldetta, com Lindoia. O casamento é preparado, mas a moça se recusa a se casar e entrega-se à morte. Como vingança, Balda ordena que suas tropas incendeiem o acampamento indígena. E por final, no último canto, os vencedores se apossam dos territórios conquistados. Os jesuítas são culpados pela morte dos índios e Gomes de Freire Andrade é elogiado por proteger os indígenas.
Fonte: Clássicos da Literatura Brasileira - Arcadismo. Editora Harbra. Bom, esse foi um resumo sobre Basílio da Gama, e amanhã vou postar sobre Cláudio Manuel da Costa, até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário