Hoje na aula de português a professora comentou sobre mais um autor importante do arcadismo, que foi Tomás Antônio de Gonzaga, ele nasceu em Porto, Portugal no dia 11 de agosto de 1744 e faleceu em 1810 em Moçambique.
Em suas histórias referia-se a si mesmo como Dirceu.
Ao retornar para o Brasil, em 1761, se apaixonou por Maria, a quem dedicou a sua principal obra, Marília de Dirceu.
Dentro das características arcades, os seus textos representam a simplicidade da escrita, a vida no campo e o bucolismo.
Sua principal obra, como dito antes, foi Marília de Dirceu, nessa obra, o autor exalta sua amada, uma pastora fonte de sua inspirarão. No poema à presença de características pré-românticas. No Canto 1 o autor compara Marília com Afrodite, descrevendo sua beleza física. No canto 2 escreve enquanto estava na prisão, reflete o sofrimento pela separação e o sentimento de injustiça. No canto 3 também escrito na prisão, possui lírias e soneto, apenas as lírias mencionavam Marília, tom o mesmo tom melancólico e solitário do segundo canto. Além de Marília de Dirceu, o autor tem outras obras importantes, como Cartas Chinesas, que foram feitas para criticar as ações do governo de Minas Gerais. Foram escritas sob o pseudonima. Carta Epístola a Cristo, é escrita por Doroteu contando a Critilo suas opniões a respeito de seus escritos. A Carta Primeira descreve o Fanfarrão Minésio no dia de sua posse. Carta Segunda, Critilo acusa Fanfarrãp Minésio de não estar preparado para a política. Carta Terceira, Fanfarrão abusa do povo para construir uma cadeia. Carta Quarta, Critilo continua descrevendo as condições precárias de trabalho a que os cidadãos são submetidos. Carta Quinta, Fanfarrão vai se casar e consegue usa dinheiro público para os preparatórios do casamento . No dia do casamento se sente superior aos outros desrespeitando até um bispo. Carta Sexta, narra as comemorações do dia do casamento. Carta Sétima, Critilo narra à Adoroteu algumas artimanhas de Fanfarrão para obter benefícios. Carta Oitava, Critilo pede a Adoroteu que leia as cartas para aprender com os erros de Fanfarrão. Carta Nona, Critilo aponta injustiças feitas por Fanfarrão na chefia do corpo militar. Carta Décima, narra outras diversas injustiças. Carta Décima Primeira, fala algumas artimanhas de Fanfarrão, como se divertir com mulheres de outros homens e pedir favores. Carta Décima Segunda, descreve mais enganos cometidos por Fanfarrão. Carta Décima Terceira, Critilo da exemplos de governantes que usaram religião para ganhar confiança do povo.
Fonte: Clássicos da Literatura Brasileira - Arcadismo. Editora Harbra.
Bom, esse foi o resumo de alguns dos principais autores e obras do Arcadismo.